Google Translate Widget by Infofru

Author Site Reviewresults

Em 1967, alunos da ESSEC — L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales (Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais) sentiam que estavam aprendendo ferramentas e tecnologias ultrapassadas e a universidade não proporcionava prática com o mercado que eles estariam inseridos quando se formassem. Com o intuito de cobrir essa deficiência, eles fundaram a primeira empresa júnior: a Junior ESSEC Conseil. Assim, esses estudantes engajados e interessados em criar soluções, com base nos seus conhecimentos acadêmicos, para clientes reais, vivenciavam a realidade empresarial, antes da conclusão dos cursos que estavam realizando. 

Esse modelo de aprendizagem provou-se muito eficiente para os alunos e o mercado, sendo criadas cada vez mais empresas juniores pelo mundo. Em 1988, o Movimento Empresa Júnior chega ao Brasil, quando alunos de Administração da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo a fundaram a EJFGV.

Desde então, o MEJ preocupou-se em disseminar e incentivar o empreendedorismo, buscando formar jovens comprometidos e capazes de transformar o mundo.

 

O que é uma Empresa Júnior?

Empresa júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, ou seja, todo seu lucro deve ser reinvestido na capacitação dos membros, e com fins educacionais, formada exclusivamente por graduandos. Segundo o  Conceito Nacional de Empresas Juniores (CNEJ), seus membros estão unidos com intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país e formar profissionais capacitados e comprometidos com esse objetivo. 

As empresas juniores oferecem soluções de qualidade a um preço acessível, enquanto seus membros desenvolvem habilidades práticas de mercado e adquirem competências fundamentais para um empreendedor. As atividades desenvolvidas pelas empresas juniores são orientadas e supervisionadas por professores e profissionais especializados e no Brasil as Empresas Juniores são regulamentadas pela da Lei 13.267/2016.